/** * Fires in the head, before {@see wp_head()} is called. This action can be used to * insert elements into the beginning of the head before any styles or scripts. * * @since 1.0 */ do_action( 'et_head_meta' ); $template_directory_uri = get_template_directory_uri(); ?> Como está a bateria da sua moto? - Rampa de Moto

Manter o olho na bateria da moto é uma das ações importantes para o motociclista que não pode ficar um dia sequer sem a companheira de duas rodas, afinal, é o instrumento de trabalho para a maioria, então, prejuízo do tempo parado+troca da bateria, é igual a um bom prejuízo na carteira.

De uma maneira geral, a maior parte das baterias são seladas e tem uma duração aproximada de 2 a 3 anos dependendo do uso e cuidados do motociclista, e não necessita de manutenção.

Já as chamadas baterias convencionais geralmente encontradas em motos mais antigas, tem uma duração aproximada de no máximo  1 ½ ano, sobretudo se a moto for com injeção de combustível.

Sempre que a bateria da moto estiver fraca ou com defeito, vai apresentar sinais identificando que está na hora da troca por uma nova, começando pela partida elétrica que demora cada vez mais para pegar, o motor gira mais devagar, e também morre a todo instante.

O estado da bateria da moto pode ser agravado mais rápido na época do inverno devido as baixas temperaturas dificultando a partida pela manhã, e pioram ainda mais, quando ficam paradas sem uso por dias, já que o motor não tem força para girar devido ao óleo mais grosso no frio.

Além disso, o tempo úmido prejudica o sistema elétrico e pode queimar até lâmpadas iniciando um consumo exagerado de carga, ou seja, caso a tensão elétrica na bateria da moto ficar baixa demais, a bobina de ignição e a bomba de combustível não trabalham com as funções normais, então, basta acender a luz de freio para que a moto pare de vez.

Em casos em que o motociclista viaja deixando a moto na garagem sem ligar, o mais indicado é desconectar os cabos da bateria, assim, não tem como descarregar, mas, é preciso que se lembre onde cada cabo deve ser conectado para que volte a funcionar, na dúvida, antes de retirar, fotografe no celular para ver as posições.

Como desconectar/conectar os cabos da bateria com segurança?

1 º Passo: Desconecte o cabo negativo, e em seguida o positivo que é protegido por uma capa de borracha que impede de ocorrer um curto;

2 º Passo: Para conectar, é ao contrário. Conecte primeiro o cabo positivo, somente depois, é que o cabo negativo deve ser conectado.

 

Também quem utiliza a moto somente de vez em quando, como em finais de semana, é bom ficar de olho na bateria da moto que pode descarregar rapidamente, já que o ideal para manter a carga é andar 5 km por dia, isto seria suficiente para prolongar a vida útil.

Existem outros agravantes que podem consumir rapidamente a bateria quando ficam dias parada sem uso, é quando as motos estão equipadas com alarmes e rastreadores, pois, acessórios como esses gastam em demasia e se a bateria estiver fraca, já era.

As vezes pode acontecer da bateria ser relativamente nova, e começa a apresentar sinais que está com problemas como dificuldade em dar a partida e falhas no motor, isso, pode ser causado pelo zinabre que se instalou nos cabos da bateria da moto, que nada mais é, do que uma oxidação excessiva geralmente na cor branca.

 

Essa oxidação impede a passagem da corrente elétrica afetando a bateria da moto, felizmente a solução é simples:

  • É só remover os cabos e limpar com uma estopa molhada em água quente, ou, se preferir, pode adicionar um pouco de querosene na água. Lembre-se de fazer esse serviço com luvas.

Como prolongar a vida útil da bateria convencional?

A manutenção é simples:

  • A bateria deve ser completada com água destilada ou desmineralizada, sem que o nível máximo seja ultrapassado;
  • O melhor é levar a moto no Centro Automotivo de confiança para verificar como está a carga, e medir a densidade da solução para saber se não está no momento de trocar;

Caso a bateria da moto dê pane mesmo com a manutenção e cuidados em dia, pode ser feito a chupeta, ligando os cabos a outra moto para não ter que chamar um reboque, mas, não é aconselhável dar o tranco para fazer pegar na marra, pois, pode danificar de verdade a moto, principalmente as mais novas com injeção eletrônica.

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