Prós e contras sobre consórcio de motos

Muita gente planeja comprar uma moto há algum tempo, principalmente aqueles que estão com ideia de trabalhar por conta e, como sempre, a grana é tão curta que não dá para juntar e dar de entrada. Uma boa saída é conhecer os prós e contras sobre consórcio de motos.

Para quem tem dúvidas se o consórcio de motos é a melhor opção para quem não tem dinheiro, é bom rever seus conceitos, pois , cerca de um terço das vendas nos últimos 3 meses, somente no setor de motos, vieram de motos entregues pelos consórcios.

Veja como funciona o consórcio de motos

Quando alguém entra para um consórcio, passa a ser denominado consorciado, que por sua vez é encaixado num grupo de consórcio o qual é trabalhado por uma financeira.

Então, compra uma quota, a qual já tem um valor pré-definido para adquirir uma moto, assim, tem como analisar se terá condições de pagar as parcelas até o fim, senão, pode perder o valor já pago, conforme as regras vigentes no contrato. Portanto, leia com atenção e tire suas dúvidas antes de assinar.

Não esqueça que a parcela que está para assumir deve estar dentro de seu orçamento,  e certamente será a longo prazo, mesmo que já tenha recebido a moto durante o pagamento do consórcio, por isso, leia bem os termos do consórcio.

Muita gente tem sorte, e de repente você pode ser mais um sortudo, porque enquanto estiver com o pagamento das mensalidades sempre em dia, estará concorrendo mensalmente a sorteios para  entrega antecipada da moto ao consorciado sorteado.

As parcelas são pagas mensalmente e calculadas tendo como base um percentual para o fundo comum, que é referente ao valor da quota divida pelos meses de duração do consórcio, um percentual para o fundo de reserva, e a taxa de administração paga à administradora do consórcio.

Uma das principais vantagens em aderir ao consórcio de motos, é o preço da mensalidade paga que geralmente é bem mais baixo que o valor da prestação de uma moto, financiada pelo banco, já que representa algo em torno de 30% a menos, e também não há cobrança de juros.

Outro ponto a favor de aderir ao consórcio de motos, é que não terá que juntar dinheiro para dar de entrada, e nem pagar taxa de adesão. Na realidade é uma compra programada, você escolhe a moto, o valor das parcelas que cabem no bolso, e em quanto tempo pretende pagar.

A maior desvantagem, é claro, você pode passar anos pagando as parcelas do consórcio, não ser sorteado e receber a moto somente no final, em compensação, vai retirar uma moto, zero km, com modelo atual e com tecnologia mais avançada, por isso mesmo, não adianta ter pressa.

Existe outra possibilidade de receber a moto antes do término do consórcio, mesmo que não tenha sido contemplado no sorteio, é através de lances feitos pelos consorciados, geralmente 1 ou 2 por mês, só que vai bater na mesma tecla que já dissemos, é preciso que vá guardando dinheiro até conseguir um montante interessante para usar como lance, que fica inviável para o caso de grana curta.

Veja outras dicas importantes sobre consórcio de motos

  • Prefira aderir consórcio de motos, direto de montadoras renomadas como por exemplo, Honda ou Yamaha; 
  • Caso prefira aderir de alguma administradora financeira que não seja muito conhecida, verifique junto ao Banco Central, se tem autorização para funcionar;
  • Cuidado pois, há muitos golpes de contemplação garantida, ou, promessas de lances baixos para a contemplação, principalmente na internet.

Seja como for, as prestações do consórcio sofrem reajustes sempre que a moto sobe de preço , por isso, analise direitinho para não perder grana. E boa sorte!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavra de Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Vale apena investir em capacetes caros?

O mercado tem uma série infindável de modelos de capacetes para escolher e, são de várias marcas. O mesmo tipo de capacete pode ter uma boa variação de preço entre a concorrência, então, não tem jeito …

ler mais

Feliz Dia dos Namorados

MENSAGENS DO DIA DOS NAMORADOSSentimento mais perfeitoO amor é o sentimento mais perfeito,que envolve o ser humano na sua totalidade: espírito, alma e …

ler mais

O que pode mudar com a CNH para motos

A CNH para motos pode sofrer alterações num futuro próximo, já que o projeto de lei 3245/15 criado pelo deputado Ronaldo Fonseca (PROS/DF) foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, e embora…

ler mais

Saiba como é a nova KLX 140G 2017

Desenhada para adultos e jovens altos, a KLX 140G combina um quadro perimetral rígido baseado na série KX com suspensão de curso longo e rodas de grande diâmetro (21” na …

ler mais

Qual a diferença entre motos de 2 e 4 tempos

Você sabe qual a diferença entre as motos de 2 e 4 cilindradas, para que é experiente quando o assunto é moto, fica fácil de responder, mas para quem é inexperiente aqui vai um vídeo instrutivo, que vai lhe…

ler mais

Como não fazer borrachão

Num encontro de motociclistas poloneses, um sujeito foi fazer o famoso “borrachão”, exagerou e então o tubo resfriador de óleo estourou e espirrou óleo justamente na curva do coletor de escapamento que estava …

ler mais