Prós e contras sobre consórcio de motos

Muita gente planeja comprar uma moto há algum tempo, principalmente aqueles que estão com ideia de trabalhar por conta e, como sempre, a grana é tão curta que não dá para juntar e dar de entrada. Uma boa saída é conhecer os prós e contras sobre consórcio de motos.

Para quem tem dúvidas se o consórcio de motos é a melhor opção para quem não tem dinheiro, é bom rever seus conceitos, pois , cerca de um terço das vendas nos últimos 3 meses, somente no setor de motos, vieram de motos entregues pelos consórcios.

Veja como funciona o consórcio de motos

Quando alguém entra para um consórcio, passa a ser denominado consorciado, que por sua vez é encaixado num grupo de consórcio o qual é trabalhado por uma financeira.

Então, compra uma quota, a qual já tem um valor pré-definido para adquirir uma moto, assim, tem como analisar se terá condições de pagar as parcelas até o fim, senão, pode perder o valor já pago, conforme as regras vigentes no contrato. Portanto, leia com atenção e tire suas dúvidas antes de assinar.

Não esqueça que a parcela que está para assumir deve estar dentro de seu orçamento,  e certamente será a longo prazo, mesmo que já tenha recebido a moto durante o pagamento do consórcio, por isso, leia bem os termos do consórcio.

Muita gente tem sorte, e de repente você pode ser mais um sortudo, porque enquanto estiver com o pagamento das mensalidades sempre em dia, estará concorrendo mensalmente a sorteios para  entrega antecipada da moto ao consorciado sorteado.

As parcelas são pagas mensalmente e calculadas tendo como base um percentual para o fundo comum, que é referente ao valor da quota divida pelos meses de duração do consórcio, um percentual para o fundo de reserva, e a taxa de administração paga à administradora do consórcio.

Uma das principais vantagens em aderir ao consórcio de motos, é o preço da mensalidade paga que geralmente é bem mais baixo que o valor da prestação de uma moto, financiada pelo banco, já que representa algo em torno de 30% a menos, e também não há cobrança de juros.

Outro ponto a favor de aderir ao consórcio de motos, é que não terá que juntar dinheiro para dar de entrada, e nem pagar taxa de adesão. Na realidade é uma compra programada, você escolhe a moto, o valor das parcelas que cabem no bolso, e em quanto tempo pretende pagar.

A maior desvantagem, é claro, você pode passar anos pagando as parcelas do consórcio, não ser sorteado e receber a moto somente no final, em compensação, vai retirar uma moto, zero km, com modelo atual e com tecnologia mais avançada, por isso mesmo, não adianta ter pressa.

Existe outra possibilidade de receber a moto antes do término do consórcio, mesmo que não tenha sido contemplado no sorteio, é através de lances feitos pelos consorciados, geralmente 1 ou 2 por mês, só que vai bater na mesma tecla que já dissemos, é preciso que vá guardando dinheiro até conseguir um montante interessante para usar como lance, que fica inviável para o caso de grana curta.

Veja outras dicas importantes sobre consórcio de motos

  • Prefira aderir consórcio de motos, direto de montadoras renomadas como por exemplo, Honda ou Yamaha; 
  • Caso prefira aderir de alguma administradora financeira que não seja muito conhecida, verifique junto ao Banco Central, se tem autorização para funcionar;
  • Cuidado pois, há muitos golpes de contemplação garantida, ou, promessas de lances baixos para a contemplação, principalmente na internet.

Seja como for, as prestações do consórcio sofrem reajustes sempre que a moto sobe de preço , por isso, analise direitinho para não perder grana. E boa sorte!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Qual é melhor: Moto Seminova ou Moto Usada | Adoro Motos - […] de escolher uma moto usada, é importante pesquisar muito para ter certeza que está fazendo um bom negócio, afinal,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Numero *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

 

Publicações Recentes

 

Como será a nova Moto Apache RR 310

A montadora indiana TVS divulgou um vídeo mostrando os primeiros detalhes de seu próximo lançamento. Ainda com poucos detalhes revelados, o futuro modelo será a moto Apache RR 310 e as imagens mostram se tratar de uma esportiva carenada. No Brasil, os produtos da TVS...

ler mais

Como deixar o escapamento da moto brilhando

Quando o assunto é limpeza de moto, tudo deve ser feito no capricho. Um simples detalhe esquecido como escapamento opaco afeta todo o visual. Portanto nada de preguiça, arregace as mangas e aprenda algumas dicas de como deixar o escapamento da moto...

ler mais

Quando chegará a Vespa Elettrica na Europa

Quando chegará a Vespa Elettrica  A Vespa vai ganhar uma versão elétrica em 2018. Revelação da marca de Pontedera no Salão de Milão. A Vespa Elettrica que já apareceu como conceito. Foi confirmado para entrar em produção no ano que vem e deverá chegar em...

ler mais

Como escolher uma empresa de motoboy

Uma das melhores maneiras para garantir a venda é agilizar na hora da entrega sejam com pequenos produtos, ou, documentos necessários para a concretização do pedido. Nesse momento, é imprescindível já ter a pessoa certa para o serviço. Por isso, é...

ler mais

Novembro Azul. 2e4rodas apoia essa causa

Cuide da sua saúde para desfrutar férias. Faça revisões Perióticas. Lembre-se: Prevenir é melhor do que remediar. Sua família e seu carro agradecem Aproveita o melhor da vida com segurança! Veja o Elevador Hidráulico clicando aqui   Nota Imagens meramente...

ler mais

Por que pilotar sem camisa da multa

Um assunto que sempre gera polêmica nas conversas entre motociclistas é, pilotar sem camisa dá multa? Esta é uma conversa que não tem muito o que discutir, mesmo porque, basta dar uma lida nas normas impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro para saber...

ler mais

Quais são os melhores aplicativos para motociclistas

É difícil encontrar alguma pessoa que não esteja conectada ao celular. É quase impossível, também com tantos aplicativos interessantes. Principalmente os úteis que facilitam muitas tarefas diárias. Como os aplicativos ideais para motociclistas mostrados...

ler mais

Quais são as dicas para fazer a troca de óleo

Porque o óleo é importante para a moto A vida útil das motos, assim, como de carros, dependem da troca regular do óleo do motor. Só que na moto o óleo lubrifica o motor e também o câmbio. Senão, o atrito do câmbio acaba gerando partículas de metal que...

ler mais

Dias das bruxas

Dia das bruxas Dia de magia Tudo se enfeita de abóboras Com feitiçaria a vibrar,e as pessoas a …

ler mais

Como limpar e conservar a sua moto

A limpeza e a conservação da moto, são atitudes para motociclistas dedicados que gostam de ver que continua com “cara de nova,”assim, fica muito mais…

ler mais