Aventurar-se pelas trilhas em meio a montanhas e florestas é algo mais que emocionante, é sensacional, e isto, impulsiona muitos motociclistas, só que não basta apenas ser um bom piloto de estrada, é preciso seguir as dicas dos mais experientes, além de conhecer algumas técnicas de Off-Road para iniciantes.

Pilotar em estradas asfaltadas onde a dirigibilidade é 90% garantida mesmo com ondulações, detritos, e outras imperfeições no asfalto, já não é muito fácil, e toda atenção é pouca, imagine pilotar em trilhas cheias de pedras soltas, solo com rachaduras, poças, galhos espalhados, por isso, merece alguns destaques:

Fonte: suzanecarvalho.blogosfera.uol.com.br  acessado em 11/05/2017 ” Com a nova Honda CRF 150F a diversão é garantida ”

Como se deve frear

O melhor a fazer é usar o freio dianteiro acompanhado com o freio traseiro, e se for necessário, dê mais força ao freio traseiro. Em freadas repentinas utilize mais o freio traseiro, mas, também acompanhe com o freio dianteiro, dessa maneira as rodas dianteiras não vão desestabilizar a moto.

Fonte: www.bestriders.com.br  acessado em 11/05/2017 ” Off-Road: 5 Dicas de pilotagem na terra ”

Qual marcha usar

O ideal é manter o motor em médias rotações, e para não correr o risco de faltar força em subidas, sempre utilize marchas baixas. Quando estiver fazendo trilha e acelera pouco, o motociclista pode desequilibrar e cair.

Fonte: www.relaxefacatrilha.com.br  acessado em 11/05/2017 “Yamaha WR 250F 2015 traz tecnologia de MX para o Enduro!.. ”

 

Técnica para manobrar no Off-Road

Uma das técnicas de Off-Road para iniciantes ensinadas, é pilotar em pé sempre que possível. Claro, que no começo quem nunca pilotou nessa posição, pode sentir insegurança, mas, vai perceber que terá mais controle nessa posição sobre uma moto Off-Road, principalmente porque fica no centro de gravidade, terá maior liberdade de movimento e é mais fácil mudar a inércia.

Comece apoiando o seu peso no lado do pé que você quer mudar, e busque ajuda com o joelho da outra perna próxima ao tanque. Quando estiver em situações de pouca tração o ideal é pilotar sentado, o mais para trás possível, a fim de pressionar a roda traseira contra o chão conseguindo uma aderência melhor com maior tração.

Fonte: mxparts.com.br  acessado em 11/05/2017 ” Etiqueta básica para pilotar na trilha ”

Quais são as posições e circunstâncias para pilotar de pé

Para o piloto que for de baixa estatura, o ideal é sentar mais atrás. Quando for subida, jogue o corpo mais para a frente, assim, consegue colocar mais peso na parte da dianteira.

Atenção aos braços, pois, jamais devem fazer muita força, pois, indicaria que está fazendo algo errado, por isso, observe se a posição do guidão da sua moto está numa altura ideal, e se necessário, é bom trocar por um modelo mais alto, ou, utilizar um avanço.

A força tem que ser feita principalmente com as pernas para que venha a se cansar o mais rapidamente possível.

Fonte: mxparts.com.br acessado em 11/05/2017 ” A melhor moto MX 250 quatro tempos de 2015 é…?  ”

É necessário alterar a configuração das suspensões?

Quando a motocicleta permite esta alteração, seria o mais indicado, assim, ganha mais estabilidade e demora muito mais para ficar cansado, mas, é aconselhável que consulte o manual do usuário para descobrir como ter mais conforto e estabilidade.

Fonte: mxparts.com.br  acessado em 11/05/2017 ” Como ajustar a pré-carga da mola traseira ”

Pressão nos pneus Off-Road

O mais indicado é que a pressão nos pneus seja diminuída entre 25% e 30%, esta é a melhor maneira de obter maior aderência em qualquer terreno Off-Road, outra vantagem também, é que resulta em menor fadiga para as suspensões, inclusive, o piloto também se cansa menos.

Fonte: www.dustygraphics.com.br  acessado em 11/05/2017 ” Calibragem dos pneus – Você faz corretamente? ”

Dicas e técnicas de Off-Road para iniciantes

  • Procure prever as circunstâncias;
  • Tente não exceder seus limites;
  • Prefira motos entre 85 e 110 kg;
  • Inércias são muito grandes, e ao fazer qualquer manobra a tendência é a moto continuar no caminho que você está indo;
  • Antecipando manobras o trabalho é feito antes do tempo, assim, é possível corrigir problemas que venham surgir;
  • Procure não colocar a roda dianteira nas “paredes” da erosão, caso não consiga evitar, não entre em paralelo, procure sempre cruzar;

Novatos no Off-Road, precisam se dedicar muito até obter experiência necessária para pilotar com confiança e segurança, e isso, é conseguido através de muitos treinos e persistência!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mulheres no Motocross | Adoro Motos - […] considerado um esporte predominantemente masculino, o motocross vem sendo cada vez mais procurado pelas mulheres. Houve uma superação de…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

 

Publicações Recentes

 

Como pilotar no corredor?

Engarrafamentos nas principais cidades têm aumentado a qualquer hora do dia, antes era pela manhã e a noite na ida e vinda do trabalho, hoje, o trânsito constante, obriga …

ler mais

Como é a C1, a moto do futuro

Um grupo de mais de 20 pessoas trabalha incessantemente há meses em um curioso projeto de veículo que promete chegar às ruas ainda em 2016. Trata-se da empresa …

ler mais

Paixão por motos

como é o sentimento de um motociclista, Paixão por motos. Moto. Porque moto e não um carro ?Porque vento na cara e não conforto ? Perguntas que me levam a pensar.Viajar em um carro você aprecia a paisagem, em uma moto você se torna parte dela …

ler mais

Vale apena investir em capacetes caros?

O mercado tem uma série infindável de modelos de capacetes para escolher e, são de várias marcas. O mesmo tipo de capacete pode ter uma boa variação de preço entre a concorrência, então, não tem jeito …

ler mais