O capacete é o item nº 1 de segurança feito exclusivamente para proteger a cabeça, e com o põe e tira dezenas de vezes por dia geralmente debaixo do sol, provoca suor excessivo no couro cabeludo criando fungos, por isso, é interessante que saiba como evitar odor desagradável no capacete.

O odor desagradável no capacete é formado por bactérias ou fungos que podem ser evitados ou eliminados com uma correta higienização, inclusive podem causar algum tipo de alergia, como coceira na cabeça, e desencadear doenças respiratórias, como bronquite, asma e rinites alérgicas.

Fonte: Canal Andarilhar Viagens de moto acessado 24/03/2017 ” Higienização de capacete. Para tirar o mau cheiro

O pior é que o sol sempre leva a culpa, mas, os dias de chuva também prejudicam a saúde capilar, provocando odor desagradável no capacete, principalmente porque em semanas chuvosas, caso o motociclista não tenha outros capacetes, terá que usar o mesmo úmido vários dias em seguida, é o ambiente ideal para a proliferação das bactérias!

Seja como for, com capacete úmido ou não, é preciso que seja usado sempre, pois, a segurança é acima de tudo, inclusive, o odor desagradável pode ser eliminado facilmente, basta ter alguns cuidados, conforme mostrado a seguir.

Fonte: Canal Cabo Enrolado acessado em 24/03/2017 ” Capacete San Marino: Dica anti-embaçante + Teste de Riscos + Limpeza de Viseiras ”

Como lavar o capacete de forma correta

A falta de tempo do motociclista não pode ser desculpa para não fazer a higienização no capacete, mesmo porque, uma vez por semana geralmente é suficiente, e se perceber que apenas amenizou o odor, aguarde mais 2 ou 3 dias e refaça a limpeza.

A limpeza da parte externa deve ser feita somente com um pano macio, água e detergente neutro e, sem esfregar esponjas ásperas, ou palha de aço que causam arranhões, e asperezas.

A higienização do capacete pode ser feita somente com água e sabão neutro, nunca utilize produtos a base de petróleo como querosene, ou produtos para limpeza pesada de cozinha, já que vão detonar a parte interna do capacete e deixar inadequado para proteção da cabeça.

Para finalizar, nada melhor que o bom e velho lustra móveis que deve ser passado com um pano macio e novo, ótimo para dar brilho e deixar um perfume agradável.

Fonte : ayrtonsennavive.blogspot.com.br acessado 24/03/2017 ” Fotos Ayrton Senna Polindo / Limpando o Capacete ”

Na parte interna do capacete, os acessórios que são removíveis, assim, como o forro, podem ser lavados com cuidado com água e detergente neutro, sem esfregar muito, e secar sempre a sombra, já que a temperatura alta do sol pode danificar a qualidade do material em proteger a cabeça.

A viseira pode ser lavada com esponja ou pano macio, em água com detergente neutro, sem esfregar para não riscar, e secar com um pano macio e novo também. Neste processo muito cuidado, pois, uma viseira com riscos causa distorções nos olhos do motociclista, e as luzes dos veículos ao contrário podem ofuscar ainda mais!

O capacete é um acessório que não deve ser colocado em qualquer lugar, pois, arranha facilmente, pode danificar, e pegar bactérias se ficar no chão, sob balcões com graxa, perto de produtos químicos, entre outros.

Durante a noite é o momento ideal para deixar o capacete arejando. Escolha um bom lugar onde seja bem ventilado, de maneira que não fique sob o sereno, garoa, ou, até em lugares quentes demais, como na cozinha ou garagens por exemplo.

E para os capacetes que não tem o forro interno removível, uma solução prática para evitar ou acabar com o odor desagradável, é passar um pano úmido com produto específico encontrado em mercado de acessórios automotivos, depois, deixe secando a sombra, e o brilho externo pode ficar por conta do lustra móveis.

Uma dica de ouro, para acelerar a retirada do odor desagradável do capacete, nada melhor que água e sabão neutro, para o enxágue finalize com umas gotas de amaciante de roupas, e se tiver pressa para secar, pegue o secador de cabelos na temperatura baixa.

Veja como limpar de modo correto o capacete na reportagem a seguir:

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como levar uma criança na garupa? Qual o jeito certo? | Adoro Motos - […] além de seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório a utilização de um capacete bem firme…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavra de Segurança *

Publicações Recentes

Qual é a moto ideal?

Em diversas cidades do país, as motos invadem as ruas cada vez mais, e a prova disso, é que somente em 2015 foram vendidas cerca de 1 milhão e duzentas mil motos novas. Para quem …

ler mais

Você prefere ser o que ?

Uma frase um tanto interessante de Willian Shakespeare, no qual ele prefere ser rei do sei silêncio, ou seja viver uma vida de liberdade e vontades para realizar projetos de vida sem se …

ler mais

O primeiro Triple Backflip do mundo

Josh Sheehan entrou nos livros de história ao lado de pessoas como Evel Knievel, com o primeiro triplo backflip do mundo em uma motocicleta. Após mais de um ano de preparação, a manobra foi realizada em 28 de abril de 2016, em Pastranaland. Fonte: canal Nitro...

ler mais

As 10 motos mais roubadas no Brasil

O índice entre roubo de carros e motos anda tão em alto pelo país, que pode até ser comparado com o índice da falta de empregos, portanto, antes de comprar uma moto e não ficar no prejuízo, verifique se …

ler mais